11:VIAGEM DE SONHO por jPinto


Muito boa tarde,
Sou Mário Dias e tenho 70 anos e remeto-lhe este mail porque tenho alguma dificuldade em mobilizar-me a essa agência de viagens, pelo que espero ser devidamente tratado e esclarecido por este meio.
Passei a minha vida inteira a trabalhar e a economizar para que pudesse chegar a esta fase da minha existência em condições de realizar a minha viagem de sonho.Confesso que nunca sai daqui da terra e não obstante ter visto gerações a emigrarem e a descobrirem novos horizontes para lá da ocidental praia lusitana, a verdade é que eu sempre por cá fiquei, sorrindo para mim mesmo sem ter a menor dúvida que o meu dia também chegaria.
Após completar 70 anos, cheguei à conclusão que está na hora de conhecer o mundo, até porque entendo eu que há certas coisas que temos de fazer enquanto somos relativamente novos e mete-me bastante confusão ver aqueles velhinhos com 80 anos vaguearem como perdidos aqui na minha aldeia.
E moram aqui há 80 anos, imagine agora se fossem de outro sitio.
É com a vossa agência de viagens que eu conto para realizar este meu sonho (espero não me arrepender), pelo que desde já solicitava que me dissessem quanto vou eu despender com esta minha viagem e se terei algum desconto em virtude de ser uma pessoa de meia idade.Solicitava também que me dissessem quantas escalas faz o avião, bem como o tempo exacto de voo que me espera, nunca andei de avião, mas sei que são rápidos e que é capaz de compensar utiliza-los para grandes trajectos.
Só sei falar Português pelo que gostava de saber se me disponibilizam um guia e um tradutor que me possa auxiliar nesta minha aventura num pais estranho, assim como mapas.
Informem me também das vacinas que terei que providenciar, o tipo de clima que me espera (se há possibilidade de furacões ou tempestades tropicais), que hotel me aconselham (face ao possível preço da viagem, penso que deverei economizar no custo hotel, mas espero que me remetam todas as hipóteses onde poderei me hospedar).
Espero então, com ansiedade, que me prestem as informações que necessito para que nunca me esqueça da minha viagem a Badajoz.
Já agora se me pudessem dizer se Mérida fica muito longe agradecia, é que uns primos da dona Benilde do 62, disseram me que em termos de arquitectura romana não há melhor que aquilo e visto que fica na mesma província penso que seria pertinente uma visita.
O meu coração a escrever este mail, está a 1000 à hora como certamente compreenderá, é o primeiro passo para a realização do meu sonho de conhecer Badajoz.
Saudações deste cidadão do mundo
Mário Dias
P.s. O meu filho criou me este endereço electrónico especialmente para lhe mandar o mail e vai-me explicar como posso vir aqui ver se recebi algo.Não vejo a hora de ter uma resposta de v.exa para se começar a tratar desta minha epopeia.

Exmo. Sr. Mario Dias
Venho por este meio, agradecer e informar vosso pedido de orçamento:
O bilhete de avião até Badajoz custa EUR 900.00 (voo via Madrid)
Precisamos saber data de chegada e saída, quantas pessoas ficarão no hotel.
Meus cumprimentos.
Sara V.

Senhora Sara,
Agradeço desde já a prontidão, com que me remeteu uma das minhas informações pedidas.
Pretendo ir o mais cedo possível, se possível até seria simpático ver o Europeu de futebol, num pais novo (parto do principio que há televisões em Badajoz, se estiver errado por favor diga-me, como nunca sai de Portugal posso pensar erradamente que todos os países são desenvolvidos como o nosso).
Vou eu e a minha esposa, Graciete Dias e se gostarmos pretendo fazer muito mais viagens, tão ou mais malucas "como diz a juventude" que esta, e tudo com a vossa agência.
Pretendia apenas que me informasse do resto das questões que lhe coloquei e de uma dúvida que me suscitou o seu mail nomeadamente:
1-Questão das vacinas que temos de tomar para não correr riscos.
2-Questão do fuso horário e o que me aconselha para o diminuir ( a Graciete tem medicamentos que tem de tomar impreterivelmente a certas e determinadas horas, e não sabe como reagir com esta história de ser uma hora lá e outra cá, porque hora se deve ela reger?)
3- A Graciete têm 66 e eu 70 anos, não temos nenhum desconto?
4- Que tipo de clima me espera?Podem garantir de alguma forma que não verei estas minhas ferias de sonho estragadas por uma tempestade tropical ou um tsunami?Tenho muito medo destas coisas que vejo na tv.
5-Questão da língua...como comunico por Badajoz?Os 900 contos incluem um guia para nos acompanhar, ou deverá ser pago à parte?
Estas são 5 pequenas questões que precisava mesmo de ter esclarecidas antes de o meu filho me vir buscar para ir ai tratar dos bilhetes.
A dúvida que penso que é oportuna prende-se com uma parte do mail que v.exa me remeteu que veio incompleta, ou pelo menos não querendo duvidar da sua boa fé ou competência não está totalmente clara:
Diz me que o bilhete custa 900 mil Reis e que (voo via Madrid).
Isto significa que ia ver Madrid mas já não vou ver?Se for para ver Madrid também por quanto me fica o bilhete?Trata-se de uma promoção?
Não estava muito disposto a ir para cidades secundárias, ainda por cima mesmo aqui ao lado, mas se ficar em conta será um voo em que vou ver efectivamente Madrid, até porque nunca vi o mar e será uma oportunidade única.
Desde já volto a agradecer a sua paciência para me responder por aqui a estas questões e dar os parabéns pelo excelente serviço que essa agência de viagens presta aos seus clientes "não foi por acaso que me foi recomendada".
Um abraço amigo de Mário Dias.
P.S. Espero com imensa ansiedade as respostas a estas pequenas dúvidas para dar asas ao meu sonho.

Bom dia Sr. Mário Dias.
Gostaria que o Sr. informa-se vosso contacto telefónico.
Meus cumprimentos,
Sara V.

Cara Sra Sara, acredite que se não tivesse o problema de audição que tenho, a minha primeira hipótese seria contactar telefonicamente com a vossa agência.De qualquer modo se não me podem prestar as informações via computador, resta-me desejar-lhe as maiores felicidades com a esperança que outra agência de viagens me responda às 5 questões que lhe remeti anteriormente.
Tenho pena porque parecia ser bastante interessante a promoção poder ver também Madrid e estava a gostar bastante do seu atendimento.
No entanto como deve compreender não posso deixar que outra pessoa me estrague o sonho bonito que alimento há décadas, de fazer a viagem da minha vida.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que blog incrível! Não consigo parar de ler, está demais! Qual MEC, qual quê? Viva MD!
Mas não é justo que um senhor de 70 anos - com graves problemas de audição e que nunca saiu da terra - escrever um e-mail num português impecável e receber uma resposta de duas linhas com um erro crasso na conjugação do verbo!! É mesmo caso para desistir dessa agência de viagens!
beijo
marisa

Anónimo disse...

este é dos "best of" !!

muito me ri.....
que cena mais doida..

ah ahahAHHA

cesar

Anónimo disse...

o senhor ta totalmente no seu direito de ser esclarecido.......

Me,myself & I! disse...

Um dos meus preferidos...
A parte dos "900 mil reis" foi bem conseguida,mas acho que podias ter escrito o e-mail num português mais antigo.