12:ADULTO por jPanda e jPinto


Muito boa tarde.
Caro director dos recursos humanos,
Eu sou um jovem de 20 anos, que pretende tirar um curso (seja ele qual for) para me reintegrar na sociedade, e ter uma vida feliz.
Tenho o 11º ano concluído (em 2006).
Agora: eu não sei o que fazer para poder ter as chamadas “novas oportunidades”, para poder ter um emprego e uma vida estável. Apenas sei que tenho muita vontade e capacidade de aprender para cumprir funções (agrada-me o ramos dos negócios/economia/jogar na bolsa/ capitais; pois é mais ligado a matemáticas e eu sempre fui bom com números; e também porque nessas áreas ganha-se bom dinheiro e não custa muito, é fácil), para poder cumprir funções na sociedade (à qual devo uma retribuição, pelos erros passados que cometi).
Peço por isso apoio e confiança da parte de Vexa para não pôr obstáculos aos meus desejos, pois sei que não os mereço mais.
A questão mais delicada é a financeira: eu não tenho dinheiro suficiente para pagar um curso neste momento. Necessito de uma ajuda. Não a neguem. Depois, quando receber o meu salário, pagarei todos os cêntimos. Sou de palavra. Espero portanto que não me excluam, e sejam humanos para com quem ambiciona muito ser feliz. Para mim, não me passa pela cabeça ser rejeitado. Se são “novas oportunidades”, então que sejam mesmo. Quero estar longe do desespero e não quero realmente ser excluído. Como digo: não me neguem nada.
Melhores cumprimentos
Espero resposta positiva
Mário Dias

Sr. Mário,
Iremos iniciar em Setembro um Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) que irá dar a equivalência ao 12º ano. Este curso é financiado, ou seja: os adultos participantes não têm que pagar qualquer custo e recebem o subsídio de refeição e transporte.
Caso pretenda mais informações, teremos muito em gosto em recebe-lo no nosso Centro Novas Oportunidades. Caso deseje efectuar de imediato a sua inscrição no Curso EFA de Nível Secundário, basta dirigir-se directamente à Secretaria desta Escola.
Sem mais assunto de momento,
Centro Novas Oportunidades
Escola Secundária de R. C.

Muito Boa Tarde,
Agradeço desde já a informação prestada mas não sei quem me remeteu a mesma, pelo que terei de manter um tratamento bastante impessoal.
Estou sem dúvida bastante interessado em frequentar o Centro Novas Oportunidades e principalmente o curso de educação e formação de adultos (EFA), porque penso que me irá ajudar a ter muito mais maturidade e a tornar me uma pessoa mais crescida.
Não era bem o tipo de curso que numa fase inicial pensava frequentar, até porque em termos de saídas profissionais a procura de pessoas com um curso que nos ajude a tornar adultos não me parece ter muita procura.
No entanto, falei com a minha mãe, e esta que sempre me achou bastante infantil, motivou-me de imediato a frequenta-lo na medida em que este curso pode ser a base de tudo porque quando for verdadeiramente adulto terei muito mais facilidade em arranjar emprego.
De qualquer modo gostava que me informasse se têm alguma parceria com alguma entidade que recrute pessoas com um curso que nos forma a ser adultos bem como a duração do mesmo antes de me deslocar a Santo Tirso para me inscrever.
Já agora questiono se esta minha deslocação à secretaria já é paga pelo vosso subsídio de transporte e que tipo de comida compreende o subsídio de refeição.
Respeitosos cumprimentos,
Mário Dias

Caro Mário,
o curso EFA que pode frequentar depende da sua situação profissional, isto é, se está trabalhar ou se está desempregado.
Se estiver desempregado pode frequentar um curso que lhe proporcionará dupla certificação, isto é, uma certificação escolar e uma certificação profissional que lhe pode abrir portas para o mundo do trabalho. Este curso para desempregados será remunerado, isto é, os formandos terão uma bolsa de formação e demorará cerca de 2 anos.
Os cursos para activos decorrerão em período nocturno e terão uma duração de 1 ano e meio, aproximadamente e os formandos terão direito ao tal subsídio de alimentação (é em dinheiro, não em alimentos...) e ao subsídio de transporte.
De qualquer forma este tipo de contacto não é o ideal para o esclarecer e o melhor será dirigir-se aqui à Escola (lamento, mas não lhe podemos pagar o transporte...) e falar com o Coordenador do Centro Novas Oportunidades, que sou eu que lhe escrevo.
Vítor João

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que a ausencia de resposta às provocações tão "imaturas" do Manuel dias são fruto de uma ausencia de surpresa???Será que ha na verdade muitos Manuel Dias por aì, ha procura de uma "nova oportunidade" na vida?...seja ela qual for!!!...ouso dizer que sim!

Anónimo disse...

Olha Mario não te iludas com plavras doces que geralmente te dão quando te vais inscrever prometem te tudo comigo foi o mesmo estou acabar o 12 ano através do efa na escola secundaria de santa maria em sintra e no inicio tinhamos direito a subsidio de refeição e trasporte, mas depois é que foram o delas só passados seis meses é que nos pagaram o subsidio de refeição isto fazeado em duas vezes e porque nós nuca nos calamos e quanto ao subsidio de transporte simplesmente nos disseram que não tinhamos direito,as aulas acabaram a 17 de julho e ainda nos devem o subsidio de maio, junho e os dias dee julho, não tenhas duvidas que depois de começares o curso ninguem quer saber de ti, a mediadora diz que nao sabe nada o cordenador tambem desconhece e tu acbas por andar aos papeis isto não passa duma fantochada.