129: PASTEIS DE BELÉM


Boa noite amigos dos pasteis de nata,
chamo-me Mário Dias e estou levemente indisposto por causa de uns 5 pasteis que acabei de comer pelo que queria pedir-vos a receita dos mesmos para saber qual o ingrediente que me faz tão mal.
Muito obrigado pela vossa colaboração.
Mário Dias

Exmo. Sr. Mário Dias,
Muito boa tarde,
Lamentamos que tenha ficado indisposto na sequência da sua visita à “Pastelaria de Belém”.
Em toda a nossa história não temos qualquer registo de algum cliente ter ficado indisposto por ter consumido os “Pastéis de Belém”.
No dia em questão, 16 de Setembro de 2010, comercializámos 18900 pastéis e até agora, à excepção do seu caso, não recebemos nenhuma reacção negativa.
O nosso processo de fabrico é acompanhado por um criterioso controlo de qualidade, desde a aquisição das matérias-primas, ao produto final, passando por todas as etapas de produção.
O “Pastel de Belém é essencialmente composto por ovos, farinha e leite.
Se puder ajuda-lo em mais alguma questão não hesite em contactar-me, caso queira falar pessoalmente com o responsável pela secção de controlo de qualidade poderemos agendar uma reunião.
Fazemos votos das suas rápidas melhoras e esperamos por uma próxima oportunidade para melhor o servir.
Com os melhores cumprimentos,
Fernando Pires
Patelaria de Belém

Muito boa tarde,
estou de facto melhor.
Agradeço a preocupação da sua Pastelaria.
Agradecia que além dos ingredientes me fornecesse a receita porque às vezes os ingredientes por si só não são a causa destas indisposições, produzindo efeitos nefastos apenas quando são misturados.
Sei isto porque sou um nutricionista que como bom nuticionista NUTRE um carinho muito especial por alguns alimentos.Os pasteis de Belém são um deles.
Se agendar uma reunião posso contar com um pratinho dos vossos maravilhosos pasteis no centro da mesa?
Um abraço e aguardo a receita,
Mário Dias

Exmo. Sr. Mário Dias,
Muito boa tarde,
Ficamos satisfeitos que se esteja a sentir melhor.
Teremos muito gosto em recebe-lo durante a próxima semana quinta ou sexta-feira da parte da tarde, entre as 15h30 e as 18h, caso tenha disponibilidade.
Aguardo confirmação.
Com os melhores cumprimentos,
Fernando Pires
Patelaria de Belém

Exmo. Senhor Fernando,
desde muito novo que tenho uma adoração pelos pasteis de Belém e posso dizer que o senhor é um homem de muita sorte ao presidir a tamanha instituição.
Cheguei a mascarar-me de pastel quando era mais novo e sou sócio do Belenenses só por causa dos pasteis que lhe estão associados. Não tenho qualquer dúvida que o que sempre me fascinou nessa doçaria é o mistério que a envolve, designadamente aquele que é conhecido como o "ingrediente secreto dos pasteis de Belém".
Se calhar no seu primeiro e-mail o Senhor Miguel, motivado pelo sentimento de culpa que a minha indisposição lhe causou, disse algo que não devia, e por isso agora insiste em agendar a reunião. Provavelmente será para negociar ou para me convencer a não contar o que não devo aos outros.Não tem que se preocupar porque eu vou guardar o segredo. Ovos, Farinha e leite...afinal era tão simples. Pedia-lhe apenas a receita e a melhor maneira de os misturar.
Agradeço a resposta com a receita e principalmente a atenção dada.
Mário Dias

Muito boa tarde,
Lamento que o meu anterior e-mail tenha causado alguma confusão.
Apresentei a nossa disponibilidade para o receber, apenas se o Sr. Mário Dias assim o desejasse.
Ficámos de facto apreensivos com a sua indisposição mas é com agrado que registamos as suas melhoras.
Como poderá verificar no nosso site na página da História e como certamente saberá, a receita dos “Pastéis de Belém” é sigilosa e como tal não poderei adiantar-lhe mais detalhes.
Caso lhe suscite interesse, sugiro que nos visite para conhecer um pouco mais da história e forma de confecção do “Pastel de Belém”.
Grato pela sua simpatia e preferência, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,
Fernando Pires

14 comentários:

verniz escarlate disse...

E não é queo senhor teve mesmo paciencia suficiente para responder a tantos mail's. Bem eu tinha aproveitado a sugestão e fazia lá outra visitinha. Só para ter a certeza que o gosto se mantém!

Anónimo disse...

Ólhá...eu por acaso fiquei muito indisposta depois de comer os originais pasteis de Belem pela primeira vez.Se eu tivesse feito queixa já não serias o primeiro.Confesso que antigamente eu adorava os "falsos" pasteis de natas das pastelarias cá do burgo,devorava-as. Até que resolvi provar os originais de Belem,eca...fiquei enjoada que me fartei,á primeira trinca detestei...e agora nem os malditos coitadinhos pasteis de nata foleiros consigo comer mais.Pois é,revelei o meu segredo "criminoso": não gosto dos pasteis de belem! :) :p
Saudações loucas!

Anónimo disse...

Acho que é melhor o Sr. Mário Dias arranjar um estratagema mais credível pra consegui o tão ambicionado segredo a envolver os ditos pastelinhos. lol lol lol.

Anónimo disse...

UM AMOR O SR. FERNANDO BELÉM. ADOREI.

Joao Guerreiro disse...

Tentas-te Mário, tentas-te.
Um gajo faz o que pode em nome da ciência, mas parece que este é daqueles gajos em que tudo não é suficiente

Mafalda S. disse...

E pronto, agora estou com uma fome desgraçada... e para mal dos meus pecados, estou a cerca de cento e tal kilómetros de distância dos distos pastéis... que a mim só me dão boa disposição.

Bjs

Sofia disse...

Mário...pelo amor de Deus, deixa lá isso dos pastéis, quero-os eu!
Beijinhos, Sofia

Marcelino Teles disse...

Com esses ingredientes a receita é fácil: TODOS AO MOLHO E FÉ EM DEUS!
Epá Mario, fiquei com agua na boca.

Anónimo disse...

Na realidade penso que o Sr.Mário quer mesmo é a receita dos pastéis. E usou de todo este ardil para conseguí-lo.Tenha santa paciencia!!!!!!!

Teté M. Jorge disse...

Ahahahahaha \o/ \o/ \o/

Cara de pau de pedir a receita! Vai lá! Come mais!

Cura a "ressaca" da indisposição com outros tantos pastéis!

Beijos.

Milu disse...

Pastéis de Belém comi-os apenas uma vez e já lá vão tantos anos que nem dá para ter a mais leve reminiscência que seja, do qual o seu sabor. Contudo, uma certeza tenho: Na sua composição não consta "essencialmente" ovos, farinha e leite. Aquilo leva quilos de "natongas", bem gordas e manteiga, porque tudo o que é saboroso leva gordura, muita, e açúcar, também, mas quanto a este, enfim, é o que sabemos! Mas há os pastéis de nata do Intermaché, daqueles que costumam estar em promoção, enganam os olhos e são um tanto light. Ao menos, quando como um ou dois desses pastéis, não fico com a terrível sensação de que fiz um verdadeiro atentado à boa-forma! Têm apenas um senão: São pastéis de nata light, logo menos saborosos! Quando digo que estes pastéis são light, não estou a dizê-lo no sentido restrito da palavra, quero apenas dizer que lhe "roubaram", nos ingredientes!... Só isso!

duSi_ disse...

Uma vénia ao Sr. Fernando Pires que teve uma paciência de santo e respondeu com toda a educação e simpatia aos e-mails.

Por outro lado, acho o facto do Sr. ter sido tão paciente, pode ter retirado ao mail um pouco da "acção" que o tema prometia. Tentaste agitar um pouco ali as coisas, com a insistência no segredo da receita, mas não chegou lá. Demasiado pacífico o Sr.Pires.

Ainda assim, um óptimo mail! ;)

Anónimo, isto não passou tudo de uma brincadeira, uma espécie de apanhados, digamos. Como todos os mails apresentados neste blog. Se der uma vista de olhos com atenção vai perceber.

Lia Silva disse...

OH Meu Deus!! Pensando bem, Lisboa até tem alguma coisa que a safa ;) Melhor! Tem duas coisas que a torna especial: os pastéis e tu :)

Ok, foi um comentario muito piroso..Amei :)

João Pinto Costa disse...

FACEBOOK
YourOwn WorstEnemy Pensar em pasteis de belem até fico verde :( cruz credo...do que me foste lembrar ómi!!!
#
Sueli Gaspar Bibas eu quero um...
#
Joana Freitas Santos Um docinho o sr. fernando belém.
#
Marta Luísa Paciência de santo para aturar alguém que devia estar farto de saber que não ia conseguir a receita mais secreta de Portugal! Mas aquela do Belenenses até teve a sua piada! ;-)
#
YourOwn WorstEnemy Gostei particularmente do "Cheguei a mascarar-me de pastel quando era mais novo",é cada imaginação....
#
Mara Teixeira surreal :)
#
Helena Macedo cá pra mim .....nesse dia os pasteis apanharam uma virose!!!!!!!!!!!!!!! #
Ana Leao Muito bom Joao, muito bom. Nada empastelado! :))
#
Silvia Duarte De Belém, com canela e sem açucar. Como eu gosto! :) Muito bom ;)