46: CORREIO


Boa noite


Chamo-me Mário Dias e tenho uma dúvida que apenas vocês nos CTT me podem tirar:
Eu pretendo escrever uma série de cartas para algumas estações de correios e quero saber se para tal necessito de colocar selo.

Em caso afirmativo, pretendo ainda que me digam se terei que colocar o selo na sua totalidade ou se basta meio selo.

Toda a correspondência vai até à estação de correios, de onde é posteriormente expelida para os vários destinos e isso sim dá trabalho, pelo que penso não ter lógica colocar selos inteiros nas cartas, já que estas só vão fazer meio percurso.
Fui à estação dos correios da minha zona de residência mas não me souberam responder de forma séria, parecendo que estavam a gozar comigo, pelo que decidi enviar este e-mail para que vocês me esclareçam.

Muito obrigado desde já pela resposta que certamente me darão para que eu possa proceder ao envio da minha correspondência de forma correcta.


Mário Dias



Exmo. Senhor Mário Dias


Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que deverá colocar o selo na sua totalidade ao enviar um objecto postal para uma Estação de Correios.

Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT.

Com os nossos melhores cumprimentos,


Juliana Paula

Customer Service CTT



Antes de mais, agradeço o facto de me ter tirado a dúvida apesar de, obviamente, não concordar com o teor da missiva que a Senhora Paula me remeteu.
Parece-me inconstitucional eu ter que pagar os selos completos porque, mesmo que não coloque selo, a carta vai sempre parar à estação de correios, que é onde certamente reparam que falta algo.

O princípio da igualdade de correspondência está aqui posto em causa, sendo eu penalizado de forma inaceitável (o que aceito mas não compreendo).
Não concorda comigo?

Pode ser sincera, Juliana Paula, e para ser também isenta pode despir o colete dos CTT enquanto conversarmos.

Já agora tenho apenas mais uma questão:

Tenho algum benefício em enviar por correio azul?

Estou a enviar algumas das cartas para a estação de correios daqui da minha zona.

Em que sentido beneficio por colocar o selo azul? O carteiro vai em passo mais apressado levar as cartas à estação? Em vez de bicicleta usa uma motorizada? Sinceramente não compreendo e gostava de um último esclarecimento que estou certo que a senhora Paula simpaticamente me dará.

Cumprimentos,

Mário Dias



Exmo. Senhor Mário Dias:


Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que o serviço de Correio Azul Nacional tem um padrão de entrega de um dia útil. O funcionamento da estrutura de distribuição de correspondência não é alterado pelo facto da morada de destino corresponder a uma Estação de Correios, pelo que o valor do porte do objecto não sofre variações por essa causa.
Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT.
Com os nossos melhores cumprimentos,

Cristóvão Fernando

Customer Service CTT

10 comentários:

Nirvana disse...

E a Joaninha voou voou e veio o Carlos, mas até falam parecido.
Eu acho que tens toda a razão e que, dependendendo da distância à estação de correios deverias pôr 1/4 de selo ou 1/2 selo.
:)

Alifáci disse...

e fiquei sem perceber a cena do correio azul mas tudo bem :b

Nikky disse...

Já percebi que não posso ler este blog no trabalho... Não dá para disfarçar as gargalhadas...

Anónimo disse...

"Estou a enviar algumas das cartas para a estação daqui da minha zona, em que sentido beneficio em colocar o selo azul? O carteiro vai em passo mais apressado levar as cartas à estação de correios?" Ahahahahha, hihihiihihih

Domos disse...

Acho que meio selo deve ser mais que suficiente!
Talvez pudesses perguntar se precisa de envelope...

rotadacosta disse...

demais.. este foi o post que me ri mais. Questões muito pertinentes, onde foste buscar estas ideias.. curti!! enviar carta para os correios precisa de selo, o que será que eles fazem quando a carta é lá enfiada sem selo? fazem birra e não abrem??!!?!

Anónimo disse...

Espectacular! "com o selo de correio azul o carteiro vai em passo mais apressado?" LOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço,
Nilredloh (o triste anonimato de quem escreve do emprego,,,;)

Anónimo disse...

Bem , isto é para rir...

Meio selo , 1/4 de selo...

Falando de coisas sérias , correio Normal Nacional , pagas o mesmo numa carta se ela for para uma morada da tua cidade , como pagas se a carta for para os Açores.

Se não levar selo , e a carta tiver Remetente , ela é Devolvida e multada , mas só pagas multa se exigeres a carta senão vai para o Refugo dos Correios.

Nunca se brinca com os Correios seus labregos:)

Sabes o que é a UPU ? União Postal Universal - acordos entre os Paises de todo o mundo a nivel de correio. Se tu mandas uma carta para a China - Xangai , pagas o selo em Portugal , ora o dinheiro vai para os Correios Portugueses , mas a carta tem ainda de circular na China , mas não se paga nada na China e vice versa... Os correios têm de se compremeter em todo o mundo em entregar o correio.

E estes gabirus a gozar com os selos :)

Anónimo disse...

porque é que nao entregou as cartas directamente nos correios se ate la foi perguntar e tudo????

Anónimo disse...

outra coisa,eu nunca paguei selo nenhum para enviar cartas de portuga para portugal.
meto as cartas nas caixas vermelhas que estao na rua e a pessoa recebe normalmente,nunca percebi porque mas a verdade é que a carta vai la parar e pronto.