127: NÃO FUMAR...DESERDA


Boa tarde Exªs,

Escrevo esta pequena carta porque o meu estimado pai me aconselhou bem acerca da vossa qualidade e prestígio no mundo tabagístico. Ele disse de vós maravilhas. Mas vou já directo ao meu assunto, que tem contornos de problema:
A coisa é simples: eu não consigo começar a fumar.
Já tentei várias vezes, esforcei-me e tudo, mas não consigo. É uma tortura, acreditem. E depois o meu pai não perdoa: "não tens sangue dos Dias; não saíste nada a mim; pensei que um dia ia ter um filho varão que fumasse com categoria, que tivesse aquela rouquidão secular da família..., mas não... Mário: és uma desilusão... ".
Ora, isto magoa qualquer coração... Como devem perceber, ando muito em baixo com esta situação.
Juro que já tentei inúmeras formas de fumar, mas não passo do 3º cigarro... É triste, mas é verdade. Às vezes penso no que é que falhou na minha adolescência... Cheguei a experimentar "ganza e charros" e também não me dei bem na altura... Não sei explicar, acho que fico tonto, meio indisposto com o cheiro... Dizem-me que é normal. Mas em casa dos Dias, isso é defeito, é vergonha.
O meu pai deu-me o vosso contacto, porque acha que posso tomar finalmente um rumo digno dele, com o vosso aconselhamento e orientação. Para que os Dias não continuem a "esconder" o seu filho "babaca" ( a minha mãe é brasileira, e usa muito esta palavra p´ra comigo..).

Esperando resposta
Atenciosamente e desde já grato
Mário Augusto Dias

Caro Mário Augusto Dias

Fiquei deveras surpreendido com a sua carta. Para um análise mais acabada, do seu caso, gostaria de saber a sua idade, assim como também onde vive…se em Portugal ou no Brasil.
Mas continuando, a surpresa reside no facto de o Mário viver apavorado por não conseguir fumar e também pela preocupação e desgosto que isso provoca ao senhor seu pai.
Se já tentou começar a fumar e não consegue, deixe-se estar como está, porque está bem!
Independentemente de vendermos todo o tipo de tabaco (os cigarros não fazem parte do nosso portfólio de produtos de tabaco), temos consciência que o prazer que muitos consumidores têm no degustar de uma cigarrilha ou de um charuto, outros há que pensam e sentem o contrário, ou seja o fumo é algo que não se identifica com eles….o senhor pertence a essa classe e não deve avultar-se nesse seu gosto.
Creia-nos agradecidos pela sua peculiar missiva!
Melhores cumprimentos,
André Pereira
Industria de fósforos e produtos tabagísticos Smokelight

Sr. André,

Desde já:
obrigado pela atenção, pelo gesto de compreensão que teve p´ra comigo. Confortou-me muito a alma.
Respondendo à sua curiosidade, eu tenho 22 anos, e estudo. Sou nascido e criado em Portugal, se bem que possua bastante cultura brasileira, pelo lado materno. Foi aliás a minha mãe que adquiriu em nova a colecção "A História do Tabaco". São 12 volumes. Ainda me lembro de andar de triciclo aos 4 anos e vê-la a enrolar um longo cigarro cor-de-tijolo, lentamente, enquanto me fazia saber de cor certas passagens do Vol.I da dita colecção. Eu aos 4 anos sabia um poema sobre a composição química da planta-do-tabaco...
O Sr diz-me para ficar como estou, desistir do sonho do meu pai, não tentar mais ir contra o obstáculo que é não fumar. Mas, sabe, custa não ser aceite na família; ainda para mais na família Dias, de brasão, de nome...
O meu papá até é mais concreto: ele quer que eu me inicie no cachimbo. Ele tem a colecção completa do David Mourão-Ferreira; está a ver, "né" ...
Sr André, eu já fui à farmácia a ver se havia algum indutor tabagístico.. Não há.
Eu já fui ao psicólogo, mas ele diz-me que nao entende do assunto. Eu já tentei explicar, com esforço, a toda a família, que fumar faz mal à saúde: eu disse ao meu papá - "Pai, eu não te quero perder por te aparecer um cancro qualquer. Põe-te no meu lugar!". Mas ele diz -"Mário, eu também não. Por isso, cala-te e fuma, que assim poderemos ir juntos um dia p´ró Paraíso. E tu sabes que eu adoro a tua companhia: és o único que me dá luta no PES. "
Em suma, Sr André: mantenho o título no «assunto» deste mail: um pedido simples - Como começar a fumar e a degustar (como o Sr disse) esse acto tão discutido.
Melhores cumprimentos
Aguardando resposta
Mário Augusto D.

14 comentários:

duSi_ disse...

Que resposta dar a isto, senhores??? Dgeez!! Saudades destes mails loucos! :))

Anónimo disse...

Aposto que isto foi escrito de madrugada, quando o nosso Mario Dias nao conseguia dormir...
Continua com o bom trabalho!

Facebook disse...

Maria Lessa
Louco?
Não...João no seu melhor!...Genial!!!!·
#
Jigas Santos
Brilhantemente bom!
#
João Salgado Fantástico.
Quem me dera, padecer deste "problema" ...
#
Joana Azevedo Da Costa:
loooooooool o MAD tá ainda mais louco
:P

Rita disse...

LOL eu vim espreitar pelo titulo curioso e só posso dizer: demais. Já me fez rir à gargalhada imaginar o pobre senhor André, cheio de medo a escolher as palavras para nao dizer nada de comprometedor xD
Muito bom *

Rita disse...

Haha super engraçado. Não me ria assim há já algum tempo!

Muito bem mesmo!

beijoca,

R.

Sara disse...

Muito bom mesmo, adorei o blog :)

passa tb no meu

Marcelino Teles disse...

E eu que perdi o vicio há 21 anos atrás e...não sei onde larguei-o senão oferecia-te!
Está divinal, como sempre.
Um abraço berdadeiro

Jo disse...

não fumo tabaco, mas já experimentei "ganza" e também não é uma coisa que me faça querer repetir todos os dias...

Raquel V. disse...

Ai mon dieu... LOL

gamei a imagem do cigarro.
detesto tabaco... mas não sou fundamentalista.

(esta gaita não fixa a nossa identidade... ai ai... que trabalheira "p'ra" comentar)

Nilredloh disse...

LOL!!!!!!!!!!!!!
"Já fui a uma farmácia...(...) indutor tabagístico" está demais!! Já não passava por cá há uns tempos e mantém-se a especialidade da casa: brilhantismo, criatividade e um humor à prova de bala ou de constrangimentos!
Um grande abraço Mário Dias,
do Jorge

Carol Raulino disse...

Também não consigo fumar e Deus sabe o quanto já tentei! Brilhante!

Sua fã, seu louco!

Anónimo disse...

és o único que me dá luta no pes! parti-me a rir quando li isto...

Lótus disse...

Valham-me as tuas loucuras para animar a tarde! :) Amei! :*

Anónimo disse...

Man , este é o melhorrrr, bravo! lolada suprema... ( este, o do anel perdido, o da tinta (o filho azul...), o leitão "Babe", o "picasso"...- bahhh lool Curti bué. Sãao Top.)

Sou do Porto e ando no 11º d Ciencias, resolvi escolher o teu livro pa apresentar na aula d lingua portuguesa.
p.s- vou levar um charro... , 8D

A.Rendes,
gabrços