12/04/2010

119: UNITED COLORS OF EVAX


Caríssimos senhores da Evax,
chamo-me Mário Dias, sou responsável e principal orador de uma série de conferências dedicadas a CICLOS que terá lugar numa conhecida faculdade de Lisboa no próximo mês.
A temática da próxima conferência é ciclos menstruais e será conduzida pela minha sobrinha Fernanda Brites.
Ela já escreveu o discurso que não é muito abonatório para a Evax e por isso decidi escrever-vos um email de forma a que possam ter uma palavra a dizer quanto ao assunto.
Faço desde já copy paste da parte do discurso que interessa:

"Como sabem, Evax significa pensos higiénicos. São os melhores. Não uso outros. O problema é que, como devem imaginar, nós mulheres somos bastante discretas nestas coisas. Não andamos para aí a fazer publicidade ao nosso ciclo menstrual. Ora, os pensos da Evax vêm acondicionados em embalagens individuais cor de rosa choque com riscas amarelas e azul turquesa. E o raio dos pensos, quando se anda à procura de qualquer coisa na carteira, saltam que nem gafanhotos cá para fora sem serem chamados(não fossem carteiras de senhoras). E não há maneira daquela gente na Evax se capacitar que uma embalagem preta ou simplesmente branca, ou seja, DISCRETA, ia ter muito mais sucesso do que uma embalagem que grita ESTOU COM O PERÍODO de cada vez que se vislumbra no fundo ou saltar da carteira de alguém."

Penso que seria adequado e uma questão de respeito para as suas consumidoras a EVAX pronunciar-se sobre o assunto e explicar a utilização da referida gama cromática.
Qual o objectivo da Evax em publicitar desta forma o periodo das suas consumidoras?
Agradeço desde já a colaboração que certamente darão para esclarecer o tema.
Com os meus mais sinceros cumprimentos,
Mário Dias
Exmo. Sr.,
Agradecemos desde já o seu contacto facultando-nos a oportunidade de dar uma resposta à inquietude apresentada.

Em resposta ao seu comentário informamos que o objectivo da nossa companhia e da marca EVAX em particular, é o de plena satisfação das suas consumidoras. Por isso, os nossos produtos e materiais (incluindo as bolsinhas), são submetidos a rigorosos testes para validar a sua qualidade e agrado.

Aproveitamos para agradecer novamente o facto de nos ter contactado e reiteramos a nossa intenção de considerar a sua opinião.

Atentamente,
evax
TECNOLOGIA EXCLUSIVA
Caríssimo Sr. da Evax,
venho por este meio congratular a vossa marca pelas mudanças que pensam operar fruto da atenção dada ás nossas solicitações e à aludida intenção de considerar a nossa opinião.
A Fernanda quando disse na conferencia de sexta-feira passada que temos garantias (neste caso o email que me remeteram) que a Evax vai considerar a nossa opinião e produzir bolsinhas menos vistosas, provavelmente em tons cinzas ou pretos, o auditório quase que vinha abaixo com a ovação.
Apesar de ainda faltarem duas conferências, a conferencia dedicada ao Ciclo da vida na próxima sexta-feira e a dedicada à ciclo-via na sexta-feira seguinte, posso dizer-lhe que neste momento a grande vitória desta nossa série de conferências foi conseguir operar esta mudança cromática.
O próximo número do jornal da Universidade não deixará passar em claro o tema aludindo, obviamente, à nossa influência na decisão da marca.
Um grande abraço com os votos e desejos que se mantenham todos finos e seguros.
Mário Dias

22 comentários:

  1. Penso que este tipo de campanhas, querem deixar transparecer que o período é uma coisa normal, as nossas avós não usavam pensos, usavam uns panos que depois eram lavados, uma visão bem mais medonha!! Enfim o período é uma coisa normal, tanto como o homem ficar com o "dito cujo" aos saltos quando vê uma mulher bonita com um decote até ao umbigo... e nessa situação não vai a correr usar um penso fino e seguro pois não?
    Bjs Catarina

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Mário DIas, acabo de ver num catálogo do Pingo Doce que a EVAX já tem nova gama de pensos, nomeadamente em várias cores às quais lhe chamam EVAX ARCO-IRIS! As embalagens mais discretas, a preto, chamam-se EVAX LUTO e as brancas EVAX ALGODÃO!

    ResponderEliminar
  3. Olá, achei muito interessante este post. Penso que, ao optar por essas gamas cromáticas, a Evax está a transmitir não só que o periodo é uma coisa normal, como usam cores enérgicas e jovens para desdramatizar essa altura do mês. Pareceu-me bastante politicamente correcta a resposta deles, no entanto parece-me que a opção discreta é uma viragem de 360º e não me parece que eles optem por esse caminho. Sim, já me aconteceu andar à procura de uma coisa na carteira e saltar um penso como que a gritar "ELA ESTÀ COM O PERIODOOOOO!!!" mas basta usar um compartimento com fecho ou algo basico do género para isso não acontecer, por isso a solução parece-me bem simples.

    ResponderEliminar
  4. Os pensos higienicos são agora um acessorio de moda...só é fashion quem tem o periodo...e quem usa pensos a combinar com o visual do dia. Ainda não haver pensos em tigresa e zebra é uma vitória daquelas!!
    Beijo*

    ResponderEliminar
  5. É engraçado como a MENSTRUAÇÃO é um "tabu" em Portugal!!! O melhor é criar uma embalagem disfarçada de lenço de papel ou doutra coisa qualquer x_x mas só para as envergonhadas da sua condição feminina que, consequentemente, faz com que tenham periodo MENSTRUAL.
    E meus senhores habituem-se a ver pensos e tampões que não vos cai nada por isso ;)

    Se o mal da Evax fosse a embalagem... volta Modess, estás perdoada!!!

    ResponderEliminar
  6. É um mal das mulheres, ser dependente pelo menos uma vez por mês, durantes os 2/3 dias seguintes. Por isso, não há nada a fazer!! Só temos que usar! Assim ou assado...

    :P

    ResponderEliminar
  7. O problema dos pensos não é a embalagem, é mesmo o nome. EVAX? Parece-me nome de laxante!!:D

    ResponderEliminar
  8. Lá que porque andamos com o período não quer dizer que tenhamos de ferir a vista a olhar para aquelas embalagens verde fluorescente... É óbvio que não é vergonha nenhuma andar com o período e pessoalmente não tenho problemas nenhuns em mencioná-lo em frente a amigos homens (problema o deles, se se sentirem incomodados), mas a verdade é que as embalagens são horrorosas... Talvez a EVAX se preocupe com as tendências da moda e tenha feito as embalagens de forma a combinar com as famosas botas de borracha que tanto estão na moda...

    ResponderEliminar
  9. Diria que o erro nesta discussão é não ter sido feita a pergunta certa. Não nos devíamos questionar acerca da razão por que as embalagens da EVAX são tão garridas, mas sim acerca daquilo que leva as consumidoras a preferir a EVAX a outras marcas. Na verdade, a EVAX tem, ao longo dos anos, vindo a promover uma imagem associada ao divertimento: é divertido usar EVAX! Isto porque as mulheres se sentem transtornadas com a ideia do período - se há uma marca que lhes mostra mulheres com o período que dançam ao som das "Tanga Girls", é óbvio que isso as marca, consciente ou inconscientemente marca-as. Se as caixas fossem pretas ou brancas ou cinzentas ou de outra forma qualquer que não chamasse a atenção, esta imagem de leviandade face à menstruação não iria passar para as consumidoras. Não digo que os pensos da EVAX não tenham qualidade (devido à minha natureza masculina, nunca pude comparar produtos desta índole), mas digo, e com um nível bastante elevado de certeza, que se a EVAX não utilizasse estes padrões coloridos, não teria qualquer hipótese de ter o poder de mercado que tem!
    Além disto, o público-alvo da marca é um público jovem (ou pelo menos um público que quer manter-se jovem, que quer sentir-se jovem), e a utilização de cores tão garridas, traz essa juventude, essa felicidade ao produto.
    Por fim, já é altura de acabarem estes tabus ridículos, não acham? Todos os homens sabem que as mulheres têm o período uma vez por mês, para quê continuar a escondê-lo? Já não é o vosso segredinho, sabiam? xD

    Para finalizar, gostava só de realçar que a EVAX fez uma campanha publicitária absolutamente notável e produtos sem cor só iriam arruinar a excelente imagem que a marca tem vindo a criar.

    ResponderEliminar
  10. Ti em mim, tem toda a razão! Se não fosse a campanha e a cor a Evax ia à falência.
    A qualidade da Evax é quase zero! Para que perceba os efeitos para a tão sensivel pele vaginal, uma vez que não precisa nem tem como experimentar, é o "mesmo" que andar com um penso rápido num dedo e não deixar a pele respirar, só que no dedo em que a pele é mais resistente, tira-se e areja, pois com o penso higiénico que está em contacto com pele fina e sensível, tira-se e não tem como arejar...depois as meninas finas e seguras admiram-se quando andam cheias de comichões e infecções, como os efeitos são tardios nem associam aos pensos higiénicos! Mesmo os que dizem cotton são uma bosta!
    E para as mulheres que lerem isto e já tenham usado Modess (que saiu do mercado, talvez por ser rosa e branco lol não interessou às mulheres a qualidade dos materiais) ou até mesmo, carefree (que não chega aos pés da 1ª) sabe do que estou a falar.

    E aposto que as meninas da publicidade estão sempre a dançar para coçar a comichão...pensem nisso lol

    ResponderEliminar
  11. Tão divertido de ler foi este post como os comentários por ele originados. :)
    Na verdade, a menstruação deixou de ser tabu, para isso muito tem contribuído, ao fim e ao cabo, a publicidade que passa nas televisões anunciando as vantagens de usar pensos de determinadas marcas e outras considerações afins. Num futuro próximo, os anúncios publicitários serão ainda mais arrojados, como por exemplo: Mostrarem-nos como se coloca um tampão, talvez usem de início uma boneca de borracha!? Bonecas essas, que, entretanto, já se venderão por aí, acompanhadas de um Kit, composto por variados pensos, uns mais finos e outros mais espessos, conforme se destinarem para o dia ou para a noite, assim como tampões, também de diversos tamanhos, para as meninas brincarem. Ora bem, se existem bonecas que fazem chichi e cocó, porque não se hão-de criar bonecas com uma espécie de menstruação?
    Mas, eu sou de um tempo em que a simples menção à menstruação, ou período, era o suficiente para fazer corar até à raiz dos cabelos todos os intervenientes. Lembro-me que, em vez de pensos, se usavam pequenos pedaços de pano ou turco branco, que depois se lavavam, mergulhando-os previamente num alguidar de água, para amolecerem, e eu, na altura uma inocente criança, ali me quedava, a olhar para semelhante caldeirava, completamente hipnotizada, desejando ardentemente que crescesse depressa, para ser adulta, para também eu poder ter estes segredos, que observava serem guardados a sete chaves pelos adultos. Um dia houve, em que a minha mãe enquanto estava de volta das trapagens dela, isto é, dos paninhos, ao ver-me disse-me para lhe comunicar quando também precisasse assim de uns panos, presumindo, que eu sabia para o que serviam. E eu, que não estava de forma alguma habituada a que os adultos me contassem os seus segredos, que dantes tudo se falava à boca pequena, achei por bem que também não deveria contar os meus. Por isso, quando chegou o dia em que, finalmente, iria precisar dos panos, fui à loja do bairro, na qual a minha mãe tinha conta aberta e comprei uma embalagem de pensos Serena, eram o que de melhor e mais requintado havia na altura, apesar de serem um grande "enchumação", que nos fazia andar de pernas abertas. Foi depois, no acto de saldar a conta, que a minha mãe soube, que a filha já era uma mulherzinha. :D
    Esta minha história só será bem entendida, julgo, se vista à luz dos tempos e do contexto de outrora.

    ResponderEliminar
  12. Milu adorei a sua história! A minha mãe também é do tempo dos tais paninhos mas nunca tinha "ouvido" um relato tão bonito, da maneira que escreveu eu diria até, romântico!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá Hagna!

    Muito obrigada! Foste muito simpática. Gostei que tivesses gostado desta minha história, dos meus tempos de menina.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Eu respeito a opinião de todos, mas sinceramente não me faz qualquer confusão as cores dos pensos da Evax, até acho divertido. Eu tenho os meus numa bolsinha própria, portanto não andam por aí a "saltar" da mala lmao. Acho muito mais perturbador a publicidade da Evax com mulheres assustadoras a dizer "Eu sou a tua menstruação, trouxe confettis" Não, obrigada.

    ResponderEliminar
  15. ahhahahha admito que o "gafanhoto" já me saltou da mala algumas vezes e que os homens ficam sempre com cara de sapo quando acontece na presença de um XD

    ResponderEliminar
  16. Nossa!!!... tanto barulho por nada... voce mesma pode resolver esse problema... basta deixar seus absorventes em uma pequena bolsinha com zíper, dentro de sua bolsa... como a maioria das mulheres fazem...

    ResponderEliminar
  17. Temos periodo... os pensos e tampões saltam das malas... so what?? gente resolvida é o que se quer :)

    ResponderEliminar
  18. Nossa Helena Casteli! De certeza que nenhuma portuguesa se lembrou disso antes... :P

    ResponderEliminar